6 de setembro de 2010

A importância da calagem para a agropecuária

    A importância da técnica da calagem é bem relatada em diversas publicações relacionadas à agropecuária brasileira. Entre seus benefícios, destacam-se: a) a elevação do pH do solo e a neutralização do alumínio tóxico, que é prejudicial ao desenvolvimento das raízes das plantas; b) o fornecimento de cálcio e magnésio às plantas; c) o melhor aproveitamento de nutrientes, como nitrogênio, fósforo, potássio, enxofre e molibdênio; d) o aumento da capacidade de troca de cátions, com liberação de sítios de cargas negativas dos colóides do solo, o que permite a atração de outros nutrientes, reduzindo a lixiviação; e) o aumento da atividade microbiana e a liberação de nutrientes da matéria orgânica do solo. Todos esses benefícios, em conjunto, resultam em aumento da produtividade das culturas.
    Muitas vezes, a não utilização da calagem pelos produtores envolve, entre outros, a falta de informação e, em alguns casos, a falta de recurso financeiro.
    Apesar de tudo isso e de ser uma prática barata (9,6% do custo total de produção para agricultura de sequeiro e 2,1% para a irrigada – Sousa & Lobato, 2004), ainda é comum a negligência quanto ao seu uso, no que se refere à adoção da técnica, à definição das doses e às formas de aplicação.
    Os equipamentos usados para incorporação do calcário são o arado e a grade.
    O produtor terá possibilidade de maior produtividade das culturas, o que gerará maior renda e mais qualidade de vida para sua família, com maior qualidade ambiental.

Por Flávia Cristina dos Santos e Álvaro Vilela de Resende - Pesquisadores Fertilidade do Solo – Embrapa